Portal Resenhando

Texto copiado!
Vitória receberá projeto que valoriza cultura indígena com shows, peças e bate-papo
Publicado em 26 de julho de 2024 às 10:32
Vitória receberá projeto que valoriza cultura indígena com shows, peças e bate-papo Programação do CIRCUITO ARETÉ - Tempo de Festa acontece em agosto em escolas públicas e no Teatro do SESI José de Holanda

Fala resenheiros de plantão!



Vitória - ao lado de Belém (PA) e São Luís (MA) - está entre as três capitais escolhidas para receber o projeto “CIRCUITO ARETÉ - Tempo de Festa”, idealizado pela Aldeia Coletivo em parceria com a Giro Planejamento Cultural,  de Salvador (BA). O circuito busca celebrar a cultura cabocla e promover a memória dos povos originários do Nordeste do Brasil. A programação na capital capixaba prevê uma série de atividades, ofertadas de forma gratuita, de 21 a 25 de agosto. São duas frentes de ações: em escolas públicas, com foco em alunos da rede de ensino, e também no Teatro do SESI, com o circuito aberto ao público. E como pilar da inclusão na proposta, toda a programação contará com intérprete de libras.


O objetivo é incentivar a produção de conhecimento ancestral e reconhecer a importância do protagonismo indígena no processo educacional cultural, quebrando estereótipos sobre os povos que compõem o Nordeste do Brasil. Com esse compromisso, a Petrobras patrocina o Circuito, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), no Programa Petrobras Cultural. Reafirmando o seu compromisso em relação à salvaguarda da cultura e memória Pindorâmica e brasileiras, além da preservação ao meio ambiente - temas que estão presentes no Circuito.



Foto: Ana Luiza Abreu



Nas escolas - que ainda serão anunciadas - o Areté realizará vivências indígenas (com guiança do Cacique Idyarrury Xucuru-Kariri) seguidas de bate papo sobre o meio ambiente e apresentações do espetáculo juvenil “Ybytu-Emi” nos dias 21 a 23, que também incluem roda de conversa. Essas atividades serão restritas ao corpo estudantil das instituições de ensino.


Já no Teatro do SESI, em Jardim da Penha, serão dois dias de atividades (24 e 25 de agosto) abertas ao público e gratuitas. No dia 24, acontecerá apresentação do espetáculo infanto juvenil “Pindorama, Antes de Chamar Brasil”, às 16hrs, e show da banda “Cabokaji” com participações especiais, às 20 hrs. No dia seguinte, 25, a banda faz novo show, às 19hrs, mas desta vez precedido do espetáculo infanto juvenil “Ypupyara”, que acontece às 16hrs. O projeto disponibilizará em breve um link para retirada de ingressos. Basta acompanhar acessando o perfil no Instagram: @aldeiacoletivo. 


Encabeçada pelo Aldeia Coletivo, que celebra 10 anos de resistência e dedicação ao estudo do universo Pindorâmico e Caboclo, a iniciativa conta também com a colaboração do Wetyçamy (AL), um coletivo indígena de Alagoas que atua nas áreas de contos, danças, música, pintura e artesanato. Neste sentido, o projeto terá a participação de lideranças indígenas como o Cacique Idyarrury e o Guerreiro Idyarony, que fazem parte do Coletivo Wetçamy, que tem como sua sede a Aldeia Mata da Cafurna em Palmeira dos Índios. Eles desenvolvem ações artísticas e pesquisas buscando dar visibilidade às raízes étnicas indígenas e caboclas, percorrendo o Brasil, levando oficinas culturais e difundindo traços étnicos pertencentes aos povos Xukuru Kariri,  Kariri Xocó e Pankararú.


O Circuito apresenta a simbologia, a cênica e a musicalidade dos povos indígenas do Nordeste e Caboclos Encantados por meio da arte. Desta forma, o projeto busca transcender as barreiras do preconceito e da desinformação ao apresentar uma programação rica e diversa que propaga a história, a beleza e a riqueza das heranças ancestrais, ainda subvalorizadas e pouco difundidas.


Petrobras patrocina o CIRCUITO ARETÉ


Como patrocinadora do projeto “CIRCUITO ARETÉ - Tempo de Festa”, a Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), reafirma o seu compromisso em relação à salvaguarda da cultura e memória Pindorâmica e brasileiras, além da preservação ao meio ambiente - temas que estão presentes no Circuito. O Programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento.


Além disso, a Petrobras possui uma história de mais de 40 anos acreditando de forma contínua na cultura como elemento transformador e fonte de energia para a sociedade. Apoiando projetos únicos, como o CIRCUITO ARETÉ, é possível construir uma relação de respeito e colaboração com realizadores e iniciativas de todo o país. Com sua temática, o projeto também representa o que a cultura produz de mais emblemático, conectando com a brasilidade e nossa história, de impacto nacional ou regional.


O apoio à atividade cultural contribui também de forma relevante para a economia, integrando inovação, criatividade e sustentabilidade à dinâmica econômica, tudo a ver com a força da cultura. Fortalecendo as redes de artistas e realizadores. Desenvolvendo o capital intelectual brasileiro, buscando o crescimento do setor criativo. Também estimulando o olhar para a sustentabilidade, impacto ambiental e social dos projetos culturais.


Sobre a Petrobras


A Petrobras tem em sua história mais de 40 anos de patrocínio à cultura brasileira. A empresa investe em muitas fontes de energia e certamente uma delas é a cultura, uma força que movimenta e transforma a sociedade. Ao patrocinar o projeto CIRCUITO ARETÉ - Tempo de Festa, a Petrobras reforça a pluralidade de manifestações da cultura brasileira e leva a arte a todos os públicos. 


O Programa Petrobras Cultural vive um momento de fortalecimento. A empresa realizou, recentemente, um processo de seleção de projetos culturais e recebeu 8 mil inscrições de todas as regiões do país, tendo como foco a valorização da diversidade em todas as suas formas e a economia criativa que gera desenvolvimento.


Serviço


Circuito Areté em Vitória (ES)

Data: 21 a 25 de agosto

Gratuito


Ações fechadas em escolas:


O quê: Vivências indígenas (seguidas de bate papo sobre o meio ambiente) + apresentações do espetáculo juvenil Ybytu-Emi, também seguidas de bate papo. 

Data: 21 a 23 de agosto


Ações abertas ao público:


24.08 (sábado) às 16h: Apresentação do espetáculo infanto juvenil “Pindorama, Antes de Chamar Brasi” 

24.08 (sábado) às 20h: Show da banda “Cabokaji” com participações 

25.08 (domingo) às 16h: Apresentação do espetáculo infanto juvenil “Ypupyara”

25.08 (domingo) às 19h: Show da banda “Cabokaji” com participações


Onde: Teatro SESI (End: R. Tupinambás, 240 - Jardim da Penha, Vitória) 


Gratuito e aberto ao público

Por: Edu Coutinho

Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]