Fala resenheiros de plantão!
A moda capilar dos anos 1980 está de volta, e celebridades como Miley Cyrus, Florence Pugh e Blake Lively estão liderando o retorno. Os cortes e penteados característicos da década, conhecidos por seu volume e pontas desconectadas, estão ressurgindo com força total.
Ao contrário das antigas referências caricatas, a atual tendência destaca a exuberância e o acabamento macio dos cabelos da década de 1980.
O volume característico da época, muitas vezes conquistado com generosas borrifadas de spray fixador, está sendo recriado pelas celebridades, desviando-se dos estereótipos tradicionais.
Foto: reprodução/Instagram
Os cortes de cabelo extravagantes, como o "wolf cut," e o retorno da permanente, outrora praticamente extinta, estão evidenciando a influência retrô na atualidade. A tendência reflete a busca por um estilo único e expressivo, com elementos da década de 1980 ressurgindo de maneira moderna e contemporânea. Prepare-se para ver muito volume e inspirações vindas diretamente dessa era icônica nos cabelos das celebridades e das passarelas.
Notável pelo seu volume e acabamento macio, o cabelo dos anos 80 é grande e volumoso. Naquela época, o spray fixador era essencial, com muitas borrifadas para criar mechas rígidas que ficavam no lugar devido às formulações antigas. A permanente – agora praticamente extinta – foi outra grande característica da época, assim como mullets e outros cortes de cabelo extravagantes com camadas despojadas, como os cortes "wolf", que voltaram lentamente para a beira do convencional nos últimos anos.
A volta
Por que essa repentina obsessão pelos anos 1980? Brisker sugere que pode ser um ato de "rebeldia contra a abordagem mais polida, limpa e higienizada para penteados e maquiagens que faz parte da cultura da beleza há um tempo". Enquanto o cabelo minimalista e luxuoso continua sendo incrivelmente popular, essa tendência funciona para os corajosos e experimentais que estão dispostos a testar algo totalmente diferente e sair do lugar comum.
Corte
O corte bob continua super em alta, que é o cabelo curto, o famoso chanel. O detalhe é que, antes, era feito com uma ponta um pouco mais rala, e agora vem um pouco mais denso, justamente para remeter a essa pegada meio anos 1990, com as pontas mais cheias. Outra opção de corte é aquele superpicotado, meio anos 1980, que muita gente de cabelo cacheado ou ondulado está usando, assumindo as ondas e esse shape.
Cor
A busca pela naturalidade continua, mas vejo aqui dois extremos: Um são as pessoas querendo algo super natural, como se tivessem nascido daquele jeito ou só “pego um pouco de sol”; e o outro é um cabelo super bleached, que é o descolorido, ou o próprio cabelo colorido, com um pouco de rebeldia, talvez.
Inspirações
E para dar os devidos créditos àquela era, olhando para trás, o expert nos presenteou com inúmeros visuais capilares icônicos para nos inspirarmos. Brisker cita Sade e Madonna como dois ótimos exemplos, enquanto Grace Jones, Dolly Parton e Cher também desempenharam papéis importantes no departamento de penteados na época.
A interpretação atual dos anos 80 – como Piper, Lively, Pugh e Cyrus mostram – fogem da textura lacada para um acabamento suave e usável, enquanto os cortes de cabelo são criados para valorizar cada formato de rosto.
Se joga na tendência!
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal