Fala resenheiros de plantão!
Uma boa rotina de cuidados é essencial para manter a pele com a aparência saudável e bonita. No entanto, o mercado de cosméticos tem crescido em ritmo acelerado, com inúmeras novidades, o que nem sempre facilita a melhor escolha do que é ou não necessário para conquistar a tão sonhada “pele de pêssego”.
A dermatologista Priscila Passamani dá uma dica: diga adeus ao empilhamento de cosméticos sob a pia do banheiro. Segundo a especialista, é possível ter uma pele bem cuidada com uma rotina de skincare descomplicada e mais prática no dia a dia.
Priscila reforça que os pilares de toda rotina de skincare passam pela higienização e hidratação, antioxidação, proteção e tratamento, aliados à tecnologia e aos procedimentos disponíveis no mercado.
“Sou contra o acúmulo de diversos produtos de skincare.
Uma rotina de cuidados com a pele é sim, importantíssima, mas não precisa de exageros. As palavras-chaves são hidratação e antioxidação. Se precisar escolher apenas um produto invista em um protetor solar três em um, que protege, hidrata e antioxida”, diz.
A especialista reforça que o recomendado é usar o protetor solar duas vezes ao dia: pela manhã e após o almoço.
O uso de um sabonete com ph neutro também é outra dica importante, já que o produto auxilia na higiene do rosto e na remoção da maquiagem.
“Mesmo sendo uma rotina simples, ter o acompanhamento de uma profissional dermatologista é fundamental, já que ela irá avaliar seu tipo de pele e indicar o mais apropriado para ela”, salienta.
Para quem busca outros aliados, a vitamina C é outra dica da dermatologista, e deve ser usada após a higienização da pele e antes do protetor solar, pela manhã, além de um ativo para o período da noite, que deve mudar de acordo com as estações do ano e com a necessidade de cada paciente.
Foto: Divulgação
Para Priscila, mais importante do que investir em cosméticos caros é apostar em tratamentos que vão ser mais eficazes, por penetrar a derme e estimular colágeno e outros ativos. “A epiderme é uma barreira cutânea e para conseguir melhores resultados é preciso romper esta barreira. Por isso, costumo indicar procedimentos onde aumento a impermeabilidade da pele, agindo mais profundamente, como o laser com ativos, estimulação de colágeno e regeneradores teciduais”, diz.
Ela afirma que, desta forma, é possível economizar no uso diário de produtos de skincare e ter resultados ainda mais aparentes em curto prazo.
“Fazer a rotina de tratamento no consultório, mensalmente ou a cada seis meses, dependendo da indicação de tratamento para cada paciente, pode ser muito mais vantajoso e trazer resultados melhores. Eu defendo a alternância de tratamentos, ou seja, programo o protocolo de cada paciente tendo em vista vários procedimentos e seus resultados, como um bioestimulador, depois um laser, e assim por diante”, explica.
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal