Fala resenheiros de plantão!
Na "intenção" e "intensão" de mostrar suas experimentações, recentes pesquisas e momento atual de trabalho, a artista Samira Pavesi abre sua nova exposição individual com curadoria e texto crítico da carioca Daniela Avellar. Com o nome ‘Intensão’, a mostra apresenta obras inéditas em diferentes suportes e diversidade de materiais, de cerâmica a ferro, madeira, papel, plástico, além da pintura.
O vernissage para convidados acontece nesta quinta, dia 20, e a mostra abre ao público dia 21 e segue para visitação gratuita até dia 05 de julho. E especialmente neste sábado, dia 22, às 9h, terá visita guiada com a artista e a curadora, que já está em Vitória para montagem da exposição.
Nesta exposição podemos notar algumas formas tramadas e certos emaranhamentos no repertório visual trazido por Samira. O uso de distintas materialidades, com foco em elementos que são encontrados ou coletados nos ambientes das cidades pelas quais a artista passou, ganham destaque.
No início da trajetória, a produção da artista foi marcada por uma visualidade figurativa que aos poucos, e de modo orgânico, ganhou graus de abstração. Após duas residências no exterior, Samira fez a experimentação de novos materiais, e mergulhou cada vez mais no universo dos planos e dimensões.
Obra A estrela chorou rosa, 2024 - Samira Pavesi-Foto: Caca lima
“Sinto meu trabalho cada vez mais saindo da tela para ganhar outras dimensões e quem visitar a exposição vai perceber essa transição no uso de materiais e suportes. A influência do momento que expande e retrai meus gestos e a tensão do processo são exploradas ao máximo”, explica Samira.
A tela de contenção é um dos elementos centrais que são utilizados pela artista nesta exposição, que de forma paradigmática, estão sempre protegendo ou cercando algo e, ao mesmo tempo, nos espaços vazados do seu gradeado são contínuos os movimentos de dentro e fora, as passagens de ar e luz, e a interação entre cheio e vazio.
As presenças de certas tramas, que nos trabalhos apresentados estão presentes em diferentes conformações, suscitam algo que tem a ver com o que é de ordem muito íntima de cada um de nós, que convoca o corpo a uma sensação muitas vezes sutil, mas capaz de ativar memórias no que se refere a situações de acolhimento, cuidado, repressão, cerceamento.
Segundo a curadora Daniela Avellar, Samira Pavesi não gosta de atribuir um sentido muito fechado às suas criações. O que interessa é justamente o ambíguo, a intenção de abrir múltiplos caminhos através dos quais essas formas aparecem. “Interessa, igualmente, a liberdade do criar enquanto experimentação. Há uma abstração que é algo do próprio fazer, relacionada a diferentes possibilidades que se abrem através de um interesse pela amplitude através da forma: o corte da cerâmica, o recorte do papel, o aguar da figura na abstração da pintura”, complementa.
A individual também traz uma instalação de papel com textos escritos pela própria artista que promete ser um dos destaques da exposição, bem como um site specific, ou seja, uma obra feita e pensada para o espaço da exposição.
Obra Marcas de um passado, 2024 - Samira Pavesi- Foto: Caca lima
Exposição ‘Intensão’ de Samira Pavesi
Visitação gratuita de 21 de junho a 05 de julho
-Local: Ateliê da artista: Rua Joaquim Lírio, 820, sala 46, The Point Plaza, Praia do Canto. Vitória.
-Agendar visita pelo instagram da artista @samirapavesi
Visita Guiada com a curadora Daniela Avellar
-Dia 22 de junho – sábado – 9h – gratuito (não precisa agendar)
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal