Fala resenheiros de plantão!
Desde que o primeiro anúncio do Palácio declarou a saída repentina de Kate Middleton de seus afazeres reais para a realização de um procedimento médico, foram inúmeras as especulações do público.
É claro que o relatório oficial dizia que a Princesa de Gales não sofria de nada que fosse muito grave — a tal cirurgia abdominal pela qual passaria já estava previamente marcada, e não representava nenhum grande risco. Ainda assim, os tabloides britânicos pesaram a mão ao lançarem diversas matérias que faziam soar como se tanto Kate quanto o Rei Charles III (que também se afastou temporariamente para a realização de outra cirurgia) estavam em um momento crítico, à beira da morte.
Assista o video:
O Palácio, deixando claro que a saúde de Catherine estava em dia — e avisando também que a Princesa só retornaria ao trabalho depois do feriado de Páscoa —, não conseguiu impedir, no entanto, os vários rumores que circundaram o tal procedimento realizado por ela, em uma clínica privada do Reino Unido.
Um, em especial, tem incomodado bastante o Príncipe William: o de que a cirurgia de Kate seria resultado de um possível transtorno alimentar.
Não é a primeira vez que ligam o nome da Princesa de Gales a doenças como a 4norexi4 e a bulimi4. Diversos sites publicam, ano após ano, imagens do que se pode ver do corpo da futura Rainha Consorte que, por ângulo ou luz, provam as bizarras teorias. Quando se ausentou do Palácio para a realização do procedimento médico, rumores de que esta seria uma cirurgia de cunho estético fizeram bombar nas redes a fake news.
Segundo uma fonte anônima, William teria ficado literalmente furioso com as ditas notícias: "O William fica com muita raiva quando dizem que a Kate tem um transtorno alimentar. É claro que preocupa ele que as pessoas pensem isso, mas também é um tópico sensível levando em consideração o que a mãe dele passou".
A Princesa Diana, muito além de ser chamada de 'Princesa do Povo' por seu extremo cuidado com os súditos, trabalhos sociais de diversos tipos e uma trajetória de vida tão complicada quanto a de qualquer um que vivera no Palácio, sofria de bulimia — e era completamente honesta sobre o quadro de saúde com a imprensa.
A bulimi4 é uma de várias condições alimentares, e nessa, o enfermo come em excesso para mais tarde, de qualquer forma que seja, expelir a comida.
Em 1995, Diana deu uma entrevista à BBC contando sobre a vivência com a doença: "Eu tive bulimia por vários anos. E é tipo uma doença secreta. Você se machuca porque sua autoestima está tão baixa, e você não acha que você tem valor. Você enche o estômago quatro ou cinco vezes ao dia — alguns fazem até mais vezes — e te dá um sentimento de conforto. É como ter um par de braços ao seu redor, mas é temporário. Então você fica com nojo do inchaço do seu estômago, e traz tudo à tona novamente".
Dar à Kate o mesmo papel que Diana representa uma dor imensa ao Príncipe William. Ainda que não seja verdade, o assunto — que deveria ser cuidado apenas pelos mais próximos — de repente virou assunto mundial, e colocou no centro das atenções uma história antiga, que com certeza mexe com o emocional do filho mais velho de Diana.
Ao que tudo indica, a tal cirurgia de Catherine não foi estética; ainda assim, não há qualquer esclarecimento sobre as motivações que levaram a Princesa de Gales a um estado de repouso total, até o período da Páscoa.
A insensibilidade dos tabloides, entretanto, podem representar um perigo para a melhora da Princesa de 42 anos, que definitivamente, precisa estar 100% saudável para retornar às tarefas diárias que a competem.
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal