Fala resenheiros de plantão!
O cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista capixaba apresentará no palco do último dia de festival seu novo disco, “Encantado”, lançado pela gravadora Som Livre, com estreia prevista para esta quinta-feira (23) nas plataformas digitais. O projeto traz 16 faixas que unem elementos do samba ao jazz, passando pelo hip hop e a MPB, com parcerias de Leci Brandão, Jorge Drexler, Carminho e mais.
A programação do festival inclui ainda mostras de cinema, oficinas, batalhas de rima, arte urbana e outras atividades. O line-up completo, com as atrações separadas por dias, será divulgada em breve.
Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA, Dan Abranches, Banda Eddie, banda Alaídenegão, Ímã e grupo Cabokaji estão entre os shows confirmados.
Em sua 6º edição, o Festival MC traz o tema ‘O Incrível Mundo Além do Sudeste’ e proposta de celebrar a a pluralidade cultural de todos os territórios brasileiros, com artes e artistas das regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Edital Resistir sobre a Prainha
Com a missão de estimular a criatividade e cultura urbana, o Festival MC abriu o edital “Resistir sobre a Prainha: atos-manifesto de arte sobre o lugar de memória”, que convida artistas individuais ou coletivos a realizar performances e instalações durante o Festival Movimento.
As inscrições vão até o dia 23 de junho, às 19h, por meio do formulário neste link. Serão selecionadas até cinco propostas para ocorrer em um dia, ou continuadamente durante a programação do evento, sempre a critério do artista. O edital completo pode ser acessado neste link.
Podem participar artistas residentes no Espírito Santo, a partir de 18 anos, com propostas individuais ou coletivas de ocupação cultural, “atos-manifesto”, com duração mínima de 60 minutos, para realizar simultaneamente às atrações e atividades da programação do Festival MC 2024, dentro do próprio Parque da Prainha.
As propostas deverão se enquadrar nas categorias de Intervenção Urbana ou Performance Artística Urbana e passarão por uma curadoria que irá avaliar as que estejam adequadas ao conceito e temáticas previstas. Veja a seguir:
Intervenção Urbana
A categoria Intervenção Urbana contempla manifestações artísticas ocorridas nos espaços urbanos, em lugares como praças, ruas, avenidas, etc, ressignificando e transformando a cidade, criando espaços de transição. Como exemplo: lambe lambe, instalação de objetos e esculturas.
As propostas devem abranger instalações transitórias ou removíveis no Parque da Prainha e não serão admitidas propostas que prevejam qualquer modificação de item integrante do patrimônio público.
Performance Artística Urbana
Nesta chamada, enquadram-se apresentações no local do evento, podendo interagir com o público do festival, nas quais o corpo humano é instrumento da performance, com possibilidade de interação com objetos, roupas, acessórios e com os próprios cidadãos e o espaço público.
Serviço:
Festival Movimento Cidade 2024
16 a 18 de agosto (sexta a domingo)
Parque da Prainha, Centro de Vila Velha
Entrada gratuita
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal