Fala resenheiros de plantão!
Que tal viajar pelo paladar? A Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa, que marca os 150 anos da imigração italiana justamente na primeira colônia de italianos do Brasil, prepara delícias da culinária italiana durante os festejos com uma praça de alimentação especial na próxima sexta (21), sábado (22) e domingo (23). A estrutura está montada no Parque de Exposições e abre às 18h na sexta e no sábado e às 10h no domingo.
Um dos pontos altos é o “Giro Delle Tagliatelle”, que acontecerá no sábado e no domingo (com cinco rodadas). O tagliatelle é uma massa tradicional, de corte longo e reto, semelhante ao fettuccine, porém com maior comprimento. Preparado com todo carinho pelas “nonnas” do Circolo Trentino di Santa Teresa, a massa é colocada num caldeirão de um metro de altura. Depois de ser fervido, o tagliatelle é “tombado” no molho - semelhante ao que acontece com a polenta em outros festejos. As porções serão vendidas a R$ 20 - e as verbas destinadas ao Circolo.
Casa de Massas, Santa Nona, Circolo Trentino e Costelitos, dentre muitas outras opções, também vão servir suas delícias.
Foto: Marcelo Pitta
Cervejas da região, como Teresense e Três Santas, também estão confirmadas com suas cervejas artesanais na praça de alimentação, junto da Else, primeira cervejaria capixaba a obter registro no Ministério da Agricultura.
Destaque também para o vinho, com rótulos da região. Santa Teresa é a cidade que mais produz vinhos, espumantes e sucos de uva no Estado. De acordo com uma nota do governo federal, o município de 22,8 mil habitantes responde por cerca de metade da produção de todo o Espírito Santo. E houveram premiações recentes de vinhos feitos ali.
Música
Enquanto prova as delícias, o público contará com uma programação extensa - e gratuita - de shows.
Na sexta, às 19h30, acontece a solenidade de abertura da Festa do Imigrante, seguida por um concerto com a Banda da Polícia Militar do ES - com participação do tenor Eduardo Santa Clara. Às 22h, show com Luiz Paullo Forrozão e às 23h30, Leo Lima.
No sábado, a partir das 19 horas, tem show com Toni Boni e banda. Às 20h30 se apresenta o grupo de dança infantil e grupo folklorístico do Circolo Trentino. Às 21h, show com Ferrari e Banda. E às 23h, show com Os Carreteiros.
No domingo, a partir de meio-dia, o público poderá curtir o som da Banda Brasitália. Na sequência, os grupos folclóricos Piccolo Pavone - de Vila Pavão - e Granello Giallo - de Venda Nova do Imigrante - se apresentam.
Às 16 horas acontece um ação solidária com prêmios que chegam a uma moto zero quilômetro e às 16h30 Michelle Freira sobe ao palco.
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal