Fala resenheiros de plantão!
A macarronada de domingo na casa da avó ou ainda aquela saborosa feijoada feita por ela. Essas são apenas algumas das memórias que grande parte dos brasileiros trazem na bagagem quando o assunto é comida com afeto.
Em meio a tantas tecnologias e novidades no universo gastronômico, a ‘Comfort Food’, culinária afetiva que se destaca por reunir sentimentos, emoções e memórias, sem deixar de lado as técnicas gastronômicas, resiste e na verdade tem sido cada vez mais procurada pelo público.
Na Grande Vitória, por exemplo, esse conceito tem ganhado evidência não só em restaurantes, como também nos gastrobares. É o caso do Vilelê, recém-inaugurado pelos irmãos e empresários Vitor e Leandro Alvarenga Vieira, na movimentada Joaquim Lírio, Praia do Canto. Segundo a dupla, o menu da casa tem inspiração em pratos clássicos da culinária mundial com o resgate de suas origens, vivências e histórias.
“Nossa diferença de idade é de 1 ano e, além dos laços sanguíneos, compartilhamos também as nossas amizades. Valorizamos muito momentos familiares e com amigos, por isso, pensamos nesse conceito de cardápio justamente para que essas ocasiões sejam ainda mais especiais e memoráveis tanto para o cliente quanto para nós, por estarmos incentivando essa conexão”, explicam.
Um dos pontos altos da gastronomia afetiva do Vilelê é o Baião de Dois, mas que foge do tradicional, com acompanhamento de Purê de Abóbora e Pipoca de Queijo Coalho. Os empresários destacam que a inspiração de trazer esse sucesso da culinária brasileira para o estabelecimento foi pela oportunidade que tiveram de viajar pelo Brasil na infância. “Moramos fora do Espírito Santo quando criança e pudemos provar os sabores e a diversidade cultural do nosso país, que é incrivelmente vasta. Certamente, essas memórias foram importantes para criarmos a identidade dos nossos pratos”, pontuam.
Outra criação que reforça a afetividade do local são o Brasileirinho – um dos mais pedidos na casa, que faz uma releitura do tradicional Arroz, Feijão, Bife, Ovo, Banana Frita e Farofa, mas de forma bem sofisticada.
Vitor e Leandro destacam ainda o ‘Tiras de Vilé Mignon’, uma das principais entradas do Vilelê, o queridinho filé mignon com gorgonzola acompanhado de batata chips. Essa entrada é uma lembrança de um dos pratos que a própria mãe dos empresários fazia no almoço de domingo. Outra dica para compartilhar é o Tagliata, um prato feito com bife ancho fatiado, batatas fritas temperadas, salada orgânica e queijo coalho.
E vale destacar que aos sábados, a casa traz a clássica feijoada, uma queridinha dos capixabas, que pode ser pedida de forma individual ou a versão para compartilhar. E tudo acompanhado de um samba ao vivo na varanda.
O Vilelê funciona de terça a sábado de 11h30 até às 23h, e aos domingos para almoço de 11h30 às 16h. Além de um cardápio variado, de terça a sexta tem pratos executivos com opções a partir de R$ 39. E durante a semana, de terça a sexta-feira, de 16h às 20h, o reduto gastronômico promove o Happy Hour com dose dupla de drinques e chope a partir de R$ 7,99. E o local é pet friendly.
Vilelê Gastrobar
-Endereço: Rua Joaquim Lírio, 08, Praia do Canto – Vitória (ao lado do Shopping Day by Day)
-Funcionamento: Terça a Sábado, de 11h30 às 23h, Domingo, de 11h30 às 16h
-Instagram: @vilelevix (https://www.instagram.com/vilelevix/)
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal