Portal Resenhando

Texto copiado!
Exposição inédita, imersiva e gratuita contará a história do artesanato na Praça do Papa
Publicado em 12 de setembro de 2024 às 23:38
Exposição inédita, imersiva e gratuita contará a história do artesanato na Praça do Papa A edição 2024 da ArteSanto, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, contará com uma inédita exposição imersiva na Praça do Papa, em Vitória, entre os dias 13 a 22 de setembro. Divulgação

Exposição inédita, imersiva e gratuita contará a história do artesanato na Praça do Papa


A edição 2024 da ArteSanto, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, contará com uma inédita exposição imersiva na Praça do Papa, em Vitória, entre os dias 13 a 22 de setembro. 


Fala resenheiros de plantão!


Com curadoria da historiadora Patrícia Merlo, a exposição "Mãos que narram histórias" é um convite à descoberta do artesanato como patrimônio cultural imaterial, vivo e dinâmico. Os visitantes poderão transitar por um espaço que narra a história do desenvolvimentos do artesanato. A exposição estará aberta ao público de forma gratuita, assim como todo o restante da ArteSanto.


Ao passar por quatro metros de um túnel iluminado, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o processo evolutivo dessa arte ancestral. A exposição será dividida em três fases: "Da natureza às mãos"; "Entre máquinas e mãos" e "Mãos que tecem o futuro". Ao percorrer a exposição, o público terá a oportunidade de apreciar as técnicas, a criatividade e a paixão que impulsionam os artesãos, compreendendo o valor do artesanato como forma de expressão humana e veículo de transmissão de saberes ancestrais.


Na primeira fase, com o tema “Da natureza às mãos”, serão apresentados artefatos que evidenciam o uso de elementos naturais como matérias-primas essenciais para a produção artesanal, como bens naturais de origem animal, vegetal e mineral. Começando pelas pinturas rupestres, um dos testemunhos ancestrais da expressão humana, a exposição trará conhecimento sobre o uso de bens essenciais para o início do processos artesanal como pedra, madeira, conchas, couro até o papel, que surge como suporte para a escrita, a pintura e a criação artística. 


Na segunda etapa, a exposição trabalhará o tema “Entre máquinas e mãos”, convidando o público a explorar a trajetória do artesanato em sua relação com o desenvolvimento de técnicas industriais e materiais processados. Um exemplo é a cerâmica, uma das mais antigas formas de artesanato, que evoluiu significativamente com o domínio do fogo e a invenção de diferentes tipos de argila. Ainda, outro marco dessa geração é o uso de materiais reciclados como garrafas PET, pneus e papelão que ganham nova vida e se transformam em objetos de decoração, mobiliário e acessórios.


Já na terceira fase, o tema “Mãos que tecem o futuro” leva o público a explorar  a diversidade e a vitalidade do artesanato na atualidade. Neste espaço, serão apresentadas as diferentes categorias que compõem o panorama artesanal contemporâneo, evidenciando a coexistência de tradições ancestrais e novas formas de expressão, como a arte no meio digital. 


Segundo a curadora da exposição, a professora de história da Ufes, Patrícia Merlo, a composição desse espaço lúdico cumprirá não apenas uma função pedagógica, mas também é uma forma de agregar valor para o que os artesãos produzem, uma vez que a arte contém a alma daquilo que compreendemos como humanidade. 


“A exposição é uma forma de ensinar as pessoas a olharem o artesanato em outras camadas de sensibilidade que nem sempre temos. Cada peça é única, ela é produzida apenas uma vez, as emoções são diferentes e contextos diferentes. Além disso, a exposição leva os visitantes em uma jornada de conhecimento sobre o processo de produção dessa arte. É sempre importante destacar que o artesanato é um bem ancestral, mas também segue em evolução. O artesanato carrega histórias, mas também pode carregar a economia de comunidades inteiras”, explica. 


A ArteSanto


A 12º edição da ArteSanto, que é a maior do segmento no Espírito Santo,  reunirá mais de 500 artesãos. A edição deste ano prevê cerca de 30 mil pessoas circulando pela Praça do Papa e indo às compras. Ao menos onze Estados já estão confirmados com seus produtos e artesãos. São eles: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, e, claro, Espírito Santo.


Com peças de arte de diversos valores, o público poderá ir às compras e conhecer num único lugar o que há de mais bonito e novo no universo da cerâmica, dos tecidos, metais, pedras, produtos do mar, reciclados, sintéticos, papel, fibra natural, couro, congo, panela de Barro e produtos indígenas. Esses materiais dão vida a inúmeras produções de jóias, roupas, bolsas, móveis, decoração para casa, redes e vasos.


Este ano, o ArteSanto também contará com uma programação para a criançada aproveitar e diversas atrações musicais ao longo dos dias. É diversão garantida para a família inteira! A feira conta ainda com uma nova planta e a instalação de praças de descanso, assim, garantindo cada vez mais uma melhor experiência aos visitantes. 


A ArteSanto é uma realização do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e apoio institucional da Federação dos Artesão do Espírito Santo (FEARTES) e a Confederação Brasileira dos Artesãos (CONART). Organização da Iamonde Design de Eventos.

 

SERVIÇO


Evento: ArteSanto -  Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo

Data:  13 a 22 de setembro

Local: Praça do Papa

Entrada: gratuita

Por: Edu Coutinho

Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]