Fala resenheiros de plantão!
O santo padroeiro dos pescadores receberá, entre 28 a 30 de junho, a 96ª festa em sua homenagem em terras capixabas. A Festa de São Pedro, que integra o calendário cultural de Vitória e está entre as festas mais tradicionais do Estado, ocorre na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Um dos momentos mais aguardados ocorre no último dia, na baía de Vitória com a tradicional procissão marítima, com saída no píer da Praia do Suá, às 10h.
Às 8h, acontece uma missa em homenagem ao padroeiro, na Paróquia São Pedro, na Praia do Suá. Na sequência, às 9h, os devotos seguem até os barcos no píer do bairro e se preparam para o grande momento. Aproximadamente 150 embarcações vão participar do cortejo, que partirá às 10h, indo até o Porto de Vitória e retornando à Praça do Papa. Nesta altura, acontece a aguardada benção do anzol ainda no mar da baía.
"Os pescadores mais antigos em atividade pegam o anzol que recebe a benção do padre e atira ao mar, pedindo mais peixes para o ano todo", explica Álvaro Martins da Silva, presidente da Colônia de Pescadores da capital.
Mais conhecido como Alvinho, ele está há mais de 40 anos à frente da organização da festa. O presidente da associação ressalta que a procissão é um momento de fé e emoção. "O cortejo pode ser visto ao longo da avenida Beira-Mar e é acompanhado por músicas e fogos de artifício. Serão mais de 100 caixas grandes de fogos colocadas em quatro pontos ao longo do trajeto: uma na Praia do Suá, dois na Beira-Mar e um na Praça do Papa", descreve.
A originalidade e a criatividade nas ornamentações dos barcos podem valer prêmios em dinheiro. "As 10 embarcações mais bem enfeitadas ganham prêmios em dinheiro. O primeiro lugar ganha R$ 2 mil, o segunda ganha R$ 1,5 mil e assim por diante", conta.
APÓS A PROCISSÃO
Depois da festa no mar, todos vão para a Praça do Papa para curtir o último dia da Festa de São Pedro. Com apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a festa, criada pela Colônia de Pescadores da Enseada do Suá, reunirá música, culinária e religiosidade durante três dias.
Na estrutura do evento estão previstas barracas de comidas e bebidas, palco completo com iluminação, camarote e banheiros químicos. A Semc finalizou a programação cultural nesta primeira quinzena de junho e grandes shows já estão confirmados para garantir o lazer e a animação das famílias que forem ao local. Entre as atrações, estã confirmadas Juliana e Bonde do Forró, Munhoz e Mariano, Dudu Nobre, Casaca, Leó Lima e Padre Anderson.
Programação 96ª Festa de São Pedro
● 28/06 - Sexta
18h30 - Abertura da 96ª Festa de São Pedro.
19h - Casaca.
21h – Juliana & Bonde do Forró.
● 29/06 – Sábado
19h – Léo Lima.
21h – Dudu Nobre.
● 30/06 - Domingo
8h - Missa na Paróquia
9h - Procissão terrestre, saindo da paróquia de São Pedro em direção à Marinha.
10h - Saída da Procissão Marítima.
17h– Pe Anderson.
20h – Munhoz e Mariano.
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal