Fala resenheiros de plantão!
Criadas pelo artista Ângelo Matheus Ribeiro de Oliveira, as maquetes representam partes do enredo "Abram-se as Cortinas: o Glória em Cena", que homenageia o Teatro Glória, um ícone da cultura capixaba.
A exposição percorrerá diversas escolas, e o roteiro inclui paradas nas unidades de ensino fundamental, onde alunos e professores poderão apreciar as miniaturas das alegorias e fantasias, conectando-se diretamente com a tradição carnavalesca e a história local. As visitas estão programadas para as escolas municipais de Goiabeiras I, Goiabeiras II, Bairro de Fátima e Solon Borges, até o final de novembro.
Rafael Cavalieri, presidente da Chegou o Que Faltava, ressaltou a importância desse projeto para a formação cultural das crianças e jovens: “Apresentar esse trabalho nas escolas é uma oportunidade de integrar educação e cultura, utilizando o carnaval como uma ferramenta pedagógica que aproxima as novas gerações das nossas tradições e histórias.
Nossa intenção é que alunos e professores possam valorizar a cultura local e entender o carnaval como uma manifestação de identidade e pertencimento.”
O carnavalesco Vanderson Cesar também destacou a iniciativa como parte de um projeto mais amplo de preservação e disseminação cultural. “Para nós, é um sonho realizado ver essa exposição ganhando vida fora dos desfiles. Conseguimos, com essas miniaturas, levar nossa arte para dentro das escolas, proporcionando que a cultura do samba alcance as crianças, sendo passada de geração em geração,” afirmou.
A exposição nas escolas representa um compromisso da Chegou o Que Faltava em aproximar a comunidade de Vitória de suas raízes culturais, promovendo uma rica experiência educativa e cultural para os alunos.
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal