Portal Resenhando

Texto copiado!
Desfile da agremiação chegou o que faltava vira exposição nas Escolas Municipais de Vitória
Publicado em 14 de novembro de 2024 às 00:08
Desfile da agremiação chegou o que faltava vira exposição nas Escolas Municipais de Vitória As alegorias e algumas fantasias do desfile de 2024 da escola de samba Chegou o Que Faltava se transformaram em miniaturas e estão sendo exibidas em uma exposição itinerante nas escolas municipais da região de Goiabeiras, em Vitória. Divulgação

Fala resenheiros de plantão!


Criadas pelo artista Ângelo Matheus Ribeiro de Oliveira, as maquetes representam partes do enredo "Abram-se as Cortinas: o Glória em Cena", que homenageia o Teatro Glória, um ícone da cultura capixaba.


A exposição percorrerá diversas escolas, e o roteiro inclui paradas nas unidades de ensino fundamental, onde alunos e professores poderão apreciar as miniaturas das alegorias e fantasias, conectando-se diretamente com a tradição carnavalesca e a história local. As visitas estão programadas para as escolas municipais de Goiabeiras I, Goiabeiras II, Bairro de Fátima e Solon Borges, até o final de novembro.




Rafael Cavalieri, presidente da Chegou o Que Faltava, ressaltou a importância desse projeto para a formação cultural das crianças e jovens: “Apresentar esse trabalho nas escolas é uma oportunidade de integrar educação e cultura, utilizando o carnaval como uma ferramenta pedagógica que aproxima as novas gerações das nossas tradições e histórias. 


Nossa intenção é que alunos e professores possam valorizar a cultura local e entender o carnaval como uma manifestação de identidade e pertencimento.”




O carnavalesco Vanderson Cesar também destacou a iniciativa como parte de um projeto mais amplo de preservação e disseminação cultural. “Para nós, é um sonho realizado ver essa exposição ganhando vida fora dos desfiles. Conseguimos, com essas miniaturas, levar nossa arte para dentro das escolas, proporcionando que a cultura do samba alcance as crianças, sendo passada de geração em geração,” afirmou.


A exposição nas escolas representa um compromisso da Chegou o Que Faltava em aproximar a comunidade de Vitória de suas raízes culturais, promovendo uma rica experiência educativa e cultural para os alunos.

Por: Edu Coutinho

Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]