Fala resenheiros de plantão!
Sorvete é bom de todo o jeito, mas você já experimentou um sanduíche de sorvete? Uma sobremesa comum nos EUA e na Europa, que começa a ganhar espaço no Brasil, acaba de ser lançada pelo Grupo Lamoia. Referência no segmento de picolés e sorvetes e responsável pelas marcas Paletitas, Luigi, Real Gelato e Açaí Natuzon, o grupo capixaba investiu em uma máquina italiana especializada na produção de sanduíches de sorvete, com capacidade para produzir até seis mil sanduíches por hora em diferentes formatos.
A linha de sorvetes de sanduíches da Paletitas foi batizada de “Wish” e traz duas versões do produto: biscoito de baunilha recheado com sorvete de leite e caramelo salgado, envolto em gotas de chocolate meio amargo; e biscoito de chocolate, recheado com sorvete de leite e creme de avelã. Os sanduíches também fazem parte do cardápio de produtos da I-Cream Soluções Personalizadas.
“Essa máquina tem um diferencial incrível que é fazer sanduíches de inúmeras formas, podendo, por exemplo, adicionar uma borda com gotas de chocolate. Ela proporciona mais do que um produto, mas uma experiência para o consumidor. Já estamos com dois produtos da Paletitas criados e desenvolvendo novos sabores para nossos outros negócios”, explica Wanderson Lamoia, CEO do Grupo Lamoia.
Foto:Divulgação
Segundo Thalles Lazarini, responsável em Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Lamoia, o sanduíche de sorvete traz um biscoito macio com sabor diferenciado, seguindo uma receita italiana “Além de ser uma novidade no mercado nacional, é uma forma diferente e prática de apresentação e consumo do sorvete, com uma deliciosa e surpreendente combinação que impressiona os paladares mais exigentes”, garante.
De acordo com o livro Açúcar e neve: a história da produção do sorvete, de Jeri Quinzo, o sanduíche de sorvete foi criado nos EUA, em 1899, por um vendedor ambulante de Nova York. De lá para cá, a sobremesa se popularizou no território norte-americano, onde é muito famosa até hoje. A sobremesa também é bem popular em países latinos, sendo conhecida como “Alfajor de Helado”, e na Europa. No Brasil, a sobremesa ainda é considerada uma novidade.
MERCADO DE SORVETE
Os novos investimentos do Grupo Lamoia estão apoiados em um planejamento que leva em conta o crescimento da indústria de sorvetes e picolés no País. Levantamento da Abrasorvete, associação que representa fabricantes, fornecedores, distribuidores e varejistas de sorvete, aponta crescimento no consumo de sorvetes no País da ordem de 15%, em 2023, chegando a 438 milhões de litros. Para 2024, a expectativa do setor é crescer mais 5% em território nacional.
Neste cenário, o Grupo Lamoia também tem investido no desenvolvimento de novos sabores e na abertura de novos pontos de vendas, que juntos aos novos equipamentos, irão ancorar as metas de chegar ao final de 2024 com 45% a mais no resultado.
Novidade deliciosa para os capixabas - Foto: Divulgação
O grupo já atua no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Para 2024, a região da Grande BH, em Minas Gerais, está entre os focos. “Temos trabalhado na estruturação de uma equipe específica para atuar na região, criando oportunidades e expandindo nossa presença. A ideia é contemplar a região metropolitana até João Monlevade no sentido na BR-262, e Conselheiro Lafaiete, na BR-040”, explica.
Para dar suporte à expansão, investimentos em equipamentos, estrutura, pesquisa e marketing são constantes. “Temos cuidado e atenção a todas as etapas do processo, da produção à comercialização. Investimos em qualidade de matérias-primas – nosso açaí, por exemplo, é orgânico e tem o menor percentual de açúcares do mercado”, relata Wanderson.
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal