De graça: Teatro e shows gratuitos de Cabokaji, Eloá Puri, Cacique Idyarrury e Guerreiro Idyarony no Teatro do Sesi
Neste fim de semana, o Teatro do SESI, localizado em Jardim da Penha, em Vitória, receberá o projeto “CIRCUITO ARETÉ - Tempo de Festa”, idealizado pelo premiado Aldeia Coletivo, de Salvador (BA).
Fala resenheiros de plantão!
O evento, que busca celebrar a cultura cabocla e promover a memória dos povos originários brasileiros, terá dois dias de programação gratuita e aberta ao público. Serão apresentados espetáculos infantojuvenis e shows musicais, incluindo o espetáculo "Pindorama, Antes de Chamar Brasil", indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2017, e apresentações do grupo CABOKAJI, que subiu ao palco do Movimento Cidade no último domingo (18), em turnê com o novo EP SALVAGUARDA. Para participar, basta garantir seus ingressos gratuitos no site Sympla: https://tinyurl.com/235zt3j4.
O CIRCUITO ARETÉ é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras. O patrocínio integra o Programa Petrobras Cultural, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução e reafirma o compromisso da empresa em relação à salvaguarda da cultura e memória pindorâmica e brasileira, além da preservação ao meio ambiente - temas que estão presentes no CIRCUITO.
No sábado (24), às 16h, o público poderá assistir ao espetáculo infantojuvenil "Pindorama, Antes de Chamar Brasil". Esta peça, indicada como Melhor Espetáculo Infantojuvenil no Prêmio Braskem de Teatro 2017, explora a formação da identidade do povo brasileiro através das histórias e contos dos povos originários. Além de um espetáculo cheio de música, os espectadores também serão agraciados com chocolate, pipoca e bala de mel.
Ainda no sábado, às 20h, o grupo CABOKAJI, um coletivo musical que se destaca pela fusão de sonoridades indígenas, afro-brasileiras e contemporâneas, subirá ao palco. Formado por artistas comprometidos com a preservação e reinvenção da cultura cabocla, o CABOKAJI vem ganhando reconhecimento nacional por suas apresentações vibrantes e envolventes. O grupo explora uma sonoridade única que conecta a ancestralidade afro-indígena com elementos modernos. Além disso, suas performances incluem projeções visuais ao vivo e colaborações com artistas ligados às tradições afro-indígenas.
A apresentação contará ainda com as participações especiais do Cacique Idyarrury e Guerreiro Idyarony (Coletivo Wetçamy) e da artista capixaba Eloá Puri.
No domingo (25), a programação segue com a banda CABOKAJI, acompanhada do Coletivo Watçamy, que reúne indígenas Xukuru Kariri de Palmeira dos Índios-AL, atuando desde 2017 em contos, danças e artesanato, divulgando a história e o modo de vida dos povos indígenas pelo Nordeste. A artista Elaine Augusta, cantora, atriz e professora com vasta experiência em música, teatro e dança no Espírito Santo, também se apresenta. Antes, às 16h, o espetáculo infantojuvenil "Ypupyara" explora as histórias e tradições das comunidades ribeirinhas, proporcionando entretenimento e educação.
Serviço:
Data: 24 e 25 de agosto
Local: Teatro do SESI, Jardim da Penha, Vitória
Horários:
- 24 de agosto: "Pindorama, Antes de Chamar Brasil" às 16h; Show da banda "Cabokaji" às 20h, com participações do Cacique Idyarony e Guerreiro Idyarrury (Wetçamy) e da artista Eloá Puri
- 25 de agosto: "Ypupyara" às 16h; Show da banda "Cabokaji" às 19h, h, com participações do Cacique Idyarony e Guerreiro Idyarrury (Wetçamy) e da artista Eloá Puri
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal