Portal Resenhando

Texto copiado!
Congo Capixaba em vozes de Mestres: Confira o lançamento da 2ª temporada do Podcast “Papo de Mestres” em 20 de novembro
Publicado em 18 de novembro de 2024 às 23:45
Congo Capixaba em vozes de Mestres: Confira o lançamento da 2ª temporada do Podcast “Papo de Mestres” em 20 de novembro Projeto do músico e pesquisador Fábio Carvalho retorna com histórias e saberes do congo capixaba, celebrando o Dia da Consciência Negra Apoena Medeiros

Fala resenheiros de plantão!


Em uma data emblemática, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o podcast "Papo de Mestres" retorna com a sua segunda temporada, reafirmando o compromisso com a valorização e o fortalecimento das manifestações culturais afro-capixabas. Idealizado e conduzido pelo músico e pesquisador da cultura afro-brasileira Fábio Carvalho, o programa celebra os mestres e mestras do congo capixaba, com 10 episódios, lançados semanalmente, sempre às quartas-feiras. Disponível em todas as principais plataformas de áudio como Spotify e YouTube, o podcast abre espaço para que esses guardiões da tradição compartilhem suas histórias e saberes.


A nova temporada traz uma novidade especial: o lançamento de um site do projeto, planejado para fevereiro de 2025. "O site trará mais informações sobre os entrevistados, suas trajetórias culturais e devocionais, ampliando o alcance e visibilidade dos mestres e mestras e da cultura do congo capixaba", destaca Fábio Carvalho. A iniciativa reforça o compromisso do projeto em promover essa importante manifestação cultural, que é símbolo de identidade e resistência do Espírito Santo. O projeto foi realizado com recursos Funcultura – ES, por meio do Edital 13 de Difusão Cultural 2023, da Secretária de Cultura do Espírito Santo. 


Com uma história rica, o congo capixaba é celebrado pelo podcast como um universo de diversidade rítmica e poética. "O Espírito Santo conta com 61 bandas de congo, cada uma com suas características e peculiaridades no uso dos instrumentos e cadências", comenta Fábio Carvalho. Ele acrescenta que é essa diversidade que o projeto busca dar voz aos mestres e mestras, ampliando e eternizando o cancioneiro popular do Espírito Santo.


Assim como na primeira temporada, que teve mais de 20 horas de entrevistas, a continuidade do "Papo de Mestres" cumpre a missão de preservar e transmitir a memória cultural para as novas gerações. A urgência desse trabalho é reforçada pela idade avançada de muitos mestres do congo, cuja presença e sabedoria são fundamentais para manter viva essa tradição ancestral. "É um registro que vai além do conteúdo, é uma forma de manter viva a essência e a história de nossos mestres", ressalta Fábio.


Entre os convidados desta nova temporada, destacam-se figuras como Mestre Olindo Sizenando, do Grupo Tambores Tupiniquim de São Benedito, da Aldeia Caieiras Velha, de Aracruz, Mestre Aroldo Silva, da Banda de Congo Confogo de Fundão, Mestre Buchecha (Jocimar Nunes), da Banda de Congo Mestre Alcides da Barra do Jucu e criador do Jingle exclusivo para a segunda temporada e a Mestre Virgínia, da Comunidade Quilombola do Retiro. 


“Com essas e muitas outras histórias e saberes compartilhados, convido a todos para ouvirem o "Papo de Mestres" e terem uma experiência de escuta e reflexão sobre o importante legado da manifestação cultural do estado, registrado como patrimônio cultural imaterial em âmbito estadual, e já com estudo para registro como patrimônio cultural imaterial do Brasil junto ao IPHAN”, conclui Fábio Carvalho. 


Serviço


-Lançamento do podcast "Papo de Mestres"

-Data: 20 de novembro

-Em todos os streamings de áudio como Spotify e Youtube 

-Link para acessar o podcast: https://tinyurl.com/PodcastPapodeMestre 

-Facebook – Papo de Mestres Podcast

-Instagram: @papodemestrespodcast

Por: Edu Coutinho

Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]