Fala resenheiros de plantão!
Uma bomba tomou conta das realezas existentes pelo mundo. Pois, é a rainha Margrethe II abdicou após 52 anos de reinado do trono e abriu espaço para o seu filho.
A decisão da monarca surgiu após enfrentar alguns problemas de saúde aos 83 anos. No seu comunicado, ela relembrou que, recentemente, passou por uma cirurgia nas costas e sente fortes dores quando se movimenta em excesso.
Mas há que diga que tem outros motivos para a rainha passar o trono e salvar a imagem da monarquia de lá. Trata-se de por panos quentes em um escândalo de caso extraconjugal do seu herdeiro.
Com isso, a mídia e a aristocracia britânica pressionam o Rei Charles III para que ele siga o caminho de Margrethe II . É importante ressaltar que o monarca britânico é oito anos mais novo do que a monarca dinamarquesa.
Na verdade, o clamor popular para que o príncipe William fosse rei após a morte da avó já era grande entre os britânicos.
Charles enfrentou a fúria dos anos 90 e a impopularidade de um casamento real fracassado com a princesa Diana.
O Rei Charles, a Rainha Camilla, o Príncipe William e a Princesa Kate Middleton em festa no Palácio de Buckingham — Foto: Getty Images
Discurso e compromisso da rainha
Existe uma explicação para o caso da rainha Elizabeth II não ter abdicado do trono, já que a tradição milenar da realeza britânica que o monarca não abdica do serviço designado por Deus e por lealdade à nação. No caso da rainha, que morreu aos 96 anos, fez o seu primeiro discurso onde enfatizou que só deixaria os seus afazeres reais no fim da sua vida. O discurso histórico era um recado para seus súditos, já que em toda a história da monarquia só existe uma abdicação que abalou as estruturas da família real. Aliás, o rei em questão era o tio da rainha, o rei Edward VIII, que ficou um ano no trono e chegou a ser coroado. Assim, o pai de Elizabeth II assumiu a missão e se torna rei George VI e o discurso da jovem Elizabeth II era para manter o compromisso da monarquia com o Reino Unido.
Rainha aos 25 anos e suposto pedido
A rainha acendeu ao trono muito jovem e com muita vitalidade e ficou 70 anos, sendo a mais longeva da história britânica. O seu filho foi o monarca mais velho a assumir o trono com os seus 74 anos.
Existe uma história que ronda os corredores dos palácios que a rainha pediu para o filho que ficasse no máximo dez anos no trono e abdicar da coroa para o príncipe William reinar e assim manter a sobrevivência da “firma”.
Rejuvenescimento
Também é visto por vários especialistas que a família de William seria a nova cara da monarquia alinhada ao mundo contemporâneo e com alto índice de aprovação dos súditos e o objetivo de usar a imagem da princesa Kate Middleton para trazer os jovens a favor da realeza seria o melhor a ser feito.
Então é aguardar para ver!
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal