Portal Resenhando

Texto copiado!
Cervejaria Teresense lança novos rótulos e celebra Santa Teresa através de suas cervejas artesanais
Publicado em 10 de setembro de 2024 às 23:18
Cervejaria Teresense lança novos rótulos e celebra Santa Teresa através de suas cervejas artesanais O Grupo Coroa, proprietário da Cervejaria Teresense, está investindo em uma nova identidade visual para suas cervejas. Divulgação/Grupo Coroa

Fala resenheiros de plantão!


Na próxima terça-feira (10), serão lançados os novos rótulos durante a ACAPS TRADE SHOW, no Pavilhão de Carapina, prometendo encantar os capixabas apaixonados por cerveja e todos os que apreciam uma boa degustação.


Com uma roupagem totalmente renovada, os novos rótulos convidam os consumidores a experimentar a qualidade e o sabor inconfundível das cervejas artesanais da marca. A proposta é proporcionar uma experiência visual e sensorial única, celebrando o que há de melhor na produção local e reforçando a identidade da Cervejaria Teresense no mercado.


Além disso, o Grupo Coroa tem como objetivo valorizar e destacar as qualidades na região de Santa Teresa por meio de suas cervejas. Os empresários capixabas querem promover a cidade e sua rica cultura com autenticidade e criatividade. Os novos rótulos capturam as particularidades de Santa Teresa, onde a cervejaria está localizada, e trazem referências artísticas, como uma  obra do pintor belga René Magritte, unindo arte, sabor e tradição em cada garrafa.

 

Veja abaixo as particularidades de cada rótulo.

 

Portal Pilsen


O rótulo chamado Portal Pilsen, faz uma homenagem ao Portal da Cidade, um novo ponto turístico localizado próximo à cervejaria. Escolhemos o estilo Pilsen, que é conhecido como uma cerveja leve e fácil de beber, ideal para quem está começando no mundo das cervejas artesanais. A ideia é fazer uma divertida alusão à "porta de entrada", tanto para o turismo local quanto para o universo das cervejas.

 

Revoada Helles


No outro rótulo, o Grupo Coroa se inspirou na rica experiência local para criar o novo rótulo Revoada Helles, uma cerveja de fácil degustação, apesar de seu amargor mais acentuado. A "revoada" faz referência direta a uma cena comum em Santa Teresa e na própria cervejaria, onde é possível observar vários colibris voando livremente. Essa vivência foi traduzida artisticamente no rótulo, que traz uma ilustração de colibris em revoada.


Um detalhe curioso é que a parte visual do rótulo foi inspirada na obra "Golconda", do pintor surrealista belga René Magritte. O quadro retrata uma "chuva de homens" idênticos, vestidos com sobretudos e chapéus de coco, caindo do céu. Adaptamos essa referência para criar a imagem de vários colibris em pleno voo, simbolizando as diversas casinhas de beija-flor espalhadas pela cervejaria, onde os pássaros se reúnem. O rótulo, assim, homenageia tanto a experiência única que os visitantes têm na cervejaria quanto o colibri, um ícone da região.


A Helles tem o aroma equilibrado entre maltes e os lúpulos nobres de origem alemã que são utilizados na receita, com o perfil floral que vai bem com bolinho de bacalhau, polenta cremosa, pastel e batata gratinada ou frita, bem convidativo.

 

Santa IPA


Outra cerveja em destaque é a Santa IPA, um estilo um pouco mais intenso. O cervejeiro é um grande apreciador desse tipo de bebida, que tem um amargor mais acentuado e um perfil refrescante, voltado para paladares mais maduros, que já possuem experiência no universo das cervejas artesanais. A Santa IPA possui um perfil de sabor muito próximo das APAs (American Pale Ale) americanas, oferecendo uma experiência autêntica.

O nome Santa IPA é uma brincadeira com o nome da cidade de Santa Teresa, reforçando a conexão com suas origens. Visualmente, o rótulo traz toques das cores da bandeira da Itália, mas com um design inspirado nos rótulos tradicionais norte-americanos, criando uma estética única.

 

Voo livre


A cerveja faz uma referência indireta à Rampa do Voo Livre, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Circuito Caravaggio em Santa Teresa. Para destacar essa conexão, trouxemos a imagem de uma pessoa no parapente ao pôr do sol, utilizando uma paleta de tons terrosos, que remete ao estilo da cerveja stout. O estilo é o Dry Stout, uma cerveja mais encorpada, com notas de café e chocolate, ideal para harmonizar com comidas mais intensas ou sobremesas à base de chocolate.

 

1874


A cerveja faz referência ao ano de fundação da cidade de Santa Teresa, berço da colonização italiana no Brasil. Com um perfil lupulado e um amargor marcante e duradouro, a bebida se destaca pelos tons avermelhados, em uma paleta mais grená e pelos aromas e sabores que remetem ao caramelo tostado e ao toffee, proporcionando uma experiência rica e intensa para os apreciadores.

Por: Edu Coutinho

Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]