Fala resenheiros de plantão!
No próximo domingo (23) todos os caminhos levam à Santa Teresa, primeira cidade colonizada por italianos no Brasil, para um momento de coroação dos festejos dos 150 anos da imigração italiana no País: a Carretella Del Vin.
O percurso do tradicional festejo - que é gratuito - começa 10h, em frente à prefeitura de Santa Teresa (na Rua Darly Nerty), e vai em direção ao Parque de Exposições da cidade (na Rua Virgílio Germano Bassetti).
Serão 11 carros e 7 alas, cada uma com um setor e/ou família representando seu papel nessa rica cultura. Um trecho do percurso - da metade para o final - terá uma decoração especial em homenagem aos imigrantes. Eles desfilam com roupas típicas, muita alegria, por vezes no chão, mas muitos em carros ou mini-alegorias. O público vai caminhando e acompanhando essa viagem no tempo pelas ruas históricas da cidade.
A abertura será feita pela banda de música do Circolo Trentino di Santa Teresa. Além disso, o público contará com uma sonorização no percurso e num carro de som, com músicas que contam a história dessa epopeia italiana. Linguiça e polenta frita serão distribuídas para o público.
“A Carretella Del Vin é o ponto auge da Festa do Imigrante. É através dela que a gente consegue demonstrar toda a cultura italiana, tudo que os nossos antepassados trouxeram. Mostramos como era essa reunião dos italianos em torno da cozinha, das comidas das nonnas, os costumes, os trabalhos manuais, toda a produção do café, do vinho - que é o motivo de alegria dos italianos. Além disso, a gente consegue demonstrar como a gente está passando para as novas gerações esse amor pela cultura, essa dedicação ao que a gente tem de história. É o resgate cultural, e também mostramos para as pessoas e turistas, o quanto a nossa cidade se orgulha dessa tradição italiana, dos nossos antepassados que deram seu sangue para construir a primeira cidade de colonização italiana do Brasil”, conta Maíra Formentini, da comissão da Carretella.
A Carretella Del Vin voltou a acontecer ano passado após um hiato de três anos.
Mais festas
Ao chegar no Parque de Exposições, o público já vai encontrar uma recheada praça de alimentação aberta. Até às 15 horas, poderá curtir o som da Banda Brasitália. Na sequência, os grupos folclóricos Piccolo Pavone - de Vila Pavão - e Granello Giallo - de Venda Nova do Imigrante - se apresentam.
Às 16 horas acontece um ação solidária com prêmios que chegam a uma moto zero quilômetro e às 16h30 Michelle Freira sobe ao palco.
Por: Edu Coutinho
Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal