Portal Resenhando

Texto copiado!
Dia da Pizza: chef dá dicas para produzir a verdadeira pizza italiana em casa
Publicado em 10 de julho de 2024 às 00:15
Dia da Pizza: chef dá dicas para produzir a verdadeira pizza italiana em casa Escolha da farinha de trigo e tempo de forno são fundamentais para uma pizza com sabor e crocância na medida certa Divulgação/ Buaiz Alimentos

Fala resenheiros de plantão!

 

Nesta quarta-feira, 10 de julho, é celebrado o Dia da Pizza. A iguaria de origem italiana é mundialmente conhecida e em cada canto do mundo ganha versões adaptadas e incrivelmente saborosas. No Brasil, ela ocupa posição de destaque pelos apreciadores da boa gastronomia. A popularidade é tanta que, de um tempo para cá, muitos brasileiros têm se arriscado a produzir suas próprias receitas de pizza em casa, apostando nos seus ingredientes preferidos e na famosa massa de fermentação natural.




Foto: divulgação/Buaiz Alimentos 



Pensando nisso, o chef e consultor técnico em panificação da Buaiz Alimentos, Genilson Pereira, preparou algumas dicas para quem pretende celebrar o Dia da Pizza com uma deliciosa receita de pizza caseira.

Ele reforça que para fazer uma pizza saborosa é fundamental escolher ingredientes de qualidade, como as farinhas de trigo Regina. 


“Quanto maior o tempo de fermentação da massa, mais você extrai sabor e crocância.  Mas, você pode fazer uma pizza com fermentação curta e mais rápida, utilizando uma farinha de qualidade e garantindo um ótimo resultado. Também é possível optar por uma pizza com fermentação mais prolongada, utilizando nossa farinha de trigo para pizza com massa madre é a melhor opção. Ela traz sabor, crocância e aroma diferenciados, sendo mais indicada para pizzas rústicas, calzones e foccacias”, afirma.


Outro ponto de atenção, segundo Genilson, é a temperatura do forno. “Talvez, a maior diferença ao se produzir uma pizza em casa e na pizzaria é a temperatura do forno. Geralmente, em pizzarias, os fornos superam os 300°C, fazendo com que a massa asse rapidamente, intensificando seu sabor, acentuando a crocância, sem prejudicar a textura dos ingredientes do recheio”, explica.

Para quem vai produzir a pizza em casa, a dica disca do chef é: quanto maior a temperatura do forno, menor tempo assando, melhor o resultado da pizza. “Em alguns casos, é melhor pré-assar a massa, depois colocar os ingredientes da cobertura e levar ao forno mais alguns minutos”, recomenda.

Para quem ficou animado em produzir sua própria pizza para celebrar este dia 10 de julho, o chef deixa uma receita de pizza rústica com a Farinha de Trigo Regina Pizza com Massa Madre. Confira:

 

Pizza Rústica Regina


Ingredientes


1 Kg de Farinha de Trigo Regina para Pizza com Massa Madre

20 g de sal (1 colher de sopa)

20 ml de azeite (2 colheres de sopa)

10 g de fermento seco (1 colher de sopa)

520 a 530 ml de água gelada

 

Modo de preparo doméstico


1. Misture os secos e, em seguida, acrescente 50% da água da receita e misture.

2. Inicie a sova e adicione o restante de água aos poucos. Em seguida, adicione o azeite. Sove até conseguir uma massa homogênea e lisa.


3. Divida a massa em bolas, deixe descansar em uma superfície lisa e untada com farinha para não grudar, coberta por um plástico filme ou pano de prato até dobrar de volume.


4. Com um rolo, abra a pizza em discos em uma superfície lisa, sempre untando com farinha para não grudar.

 

Montagem da massa


Posicione a massa no tabuleiro ou pedra e espalhe um pouco de molho de tomate. Cubra com queijo e coloque o restante da cobertura de sua preferência. Leve ao forno já aquecido à temperatura máxima e asse por 10 minutos ou até dourar a pizza.

Por: Edu Coutinho

Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]